segunda-feira, 16 de março de 2015

Raças - Sela Francesa

Cavalo Sela Francesa é uma raça forte, ágil, muito veloz, de bom caráter e boa adestrabilidade.
Esta raça de cavalo foi criada através do cruzamento de raças antigas, como o Árabe, o Puro Sangue Inglês e Anglo-Árabe.

Raças - Shire

Destacando-se principalmente por seu porte, força e resistência, a raça Shire foi muito importante para a história da Inglaterra. Capazes de levar cavaleiros com suas armaduras medievais, esses cavalos foram amplamente utilizados nas batalhas, além de serem utilizados para montaria da aristocracia da época. Devido ao seu grande porte, resistência e inigualável força, era utilizado nesta época para puxar carroças, que transportavam todo tipo de carga através de terrenos irregulares, e por vezes cobertos de neve.

Raças - Quarto de Milha

O cavalo Quarto de Milha é o primeiro cavalo de criação americana, selecionado a partir de 1611 através do cruzamento entre garanhões mustangs, de origem Berbere e Árabe, e éguas de origem inglesa.

Raças - Puro Sangue Lusitano

Como o próprio nome da raça sugere, o Cavalo Lusitano, ou Puro Sangue Lusitano é um cavalo de origem portuguesa, conhecido por ser a raça de cavalo de sela mais antiga do mundo.
O cavalo Puro Sangue Lusitano é considerado uma raça forte e versátil. A agilidade e a docilidade fazem do PSL um excelente animal de trabalho, com grande predisposição aos exercícios de Alta Escola.


Raças - Puro Sangue Inglês

Como o próprio nome da raça indica, o Puro Sangue Inglês, ou PSI é um cavalo de criação inglesa, especialmente selecionado para corridas.

Raças - Pônei

O Pônei é um cavalo de estatura pequena. Em comparação com outros cavalos, os pôneis apresentam crinas mais grossas e pernas proporcionalmente mais curtas, ossatura mais pesada, pescoço mais grosso e a cabeça mais curta, com testa mais ampla. Existem diversas raças de pôneis que diferem entre si em relação às suas características físicas e temperamento, como por exemplo o Shetland, o Galiceno, o Clydesdale, o Garrano, o Abissínio, entre muitas outras.

Raças - Percheron

Originalmente criado para ser um cavalo de batalha, o Percheron é originário do vale do Rio Huisne, no norte da França, parte da antiga província Perche, que dá nome a raça. Conhecida por sua inteligência e vontade de trabalhar, é uma raça forte e musculosa. Enquanto na França e na Grã-Bretanha somente exemplares pretos ou cinza possam ser registrados, o stubook americano permite outras cores como o castanho, ruão e louro.

Raças - Paint Horse

Originária dos Estados unidos e relativamente nova no Brasil, o Paint Horse, ou Pinto é um cavalo forte, musculoso, versátil, utilizado principalmente nas corridas planas, salto e trabalho.

Raças - Oldenburg

Entre os cavalos warmbloods, o Oldenburg é frequentemente citado como sendo o mais potente e apropriado para o dressage e também outras provas hípicas. Mesmo em comparação com outros warmbloods, os cavalos da raça Oldenburg apresentam um andamento muito elástico, com boa dose de suspensão. Todos os três andamentos são retos quando observados de frente ou de trás, com excelente qualidade na caminhada, trote ou galope. A maioria dos exemplares mostram evidente talento no dressage, assim como, aqueles criados para o salto são capazes de demonstrar grande técnica.

Raças - Mustang

Embora haja alguma controvérsia sobre o uso desta terminologia, o Mustang pode ser considerado como um cavalo selvagem típico do oeste do continente Norte-Americano, descendente direto dos cavalos levados às Américas pelos conquistadores espanhóis. O debate sobre o uso do termo "selvagem" existe pois esses cavalos são descendentes de cavalos domesticados.

Raças - Mangalarga Marchador

Assim como o cavalo Mangalarga, a raça de cavalo Mangalarga Marchador tem sua origem em animais trazidos da Península Ibérica ao Brasil por meio de nobres da corte portuguesa, na época da colonização.

Raças - Mangalarga

Mangalarga é hoje uma das mais importantes raças brasileiras, desenvolvida a partir do cruzamento de cavalos das raças Alter e Andaluz, trazidos da Península Ibérica pelos colonizadores. Inicialmente a raça Mangalarga foi criada no sul do estado de Minas Gerais e posteriormente em São Paulo.

Raças - Friesian

O Frísio, também conhecido como Frisão ou Friesian Horse, é um cavalo de temperamento dócil, fisicamente robusto, medindo cerca de 1,60m (63 polegadas), em média. Amplamente utilizados na Idade Média devido a sua força, porte, e ao mesmo tempo agilidade comuns aos cavalos mais leves, os ancestrais do Friesian eram capazes de levar um cavaleiro de armadura sem maiores dificuldades. 

domingo, 15 de março de 2015

Raças - Finlandês

O cavalo Finlandês, também conhecido nos países de língua inglesa como Finnhorse, é a única raça de cavalo desenvolvida inteiramente na Finlândia e foi declarada em 2007, a raça nacional oficial daquele país.

Raças - Falabella

Devido ao tamanho reduzido e as características de temperamento, o Falabella é considerado um cavalo miniatura, não um pônei.
A raça de cavalo Falabella foi desenvolvida na Argentina e leva o nome da família que a desenvolveu.


Raças - Danish Warmblood

O Danish Warmblood é uma das raças europeias mais recentes. Desenvolvida inicialmente em meados do século 20 na Dinamarca, a raça vem do cruzamento de éguas nativas com garanhões de linhagens europeias.

Raças - Crioulo

Cavalo Crioulo originou-se de raças provenientes da península ibérica, como o Andaluz e o Berbere. Os primeiros ascendentes do Cavalo Crioulo foram trazidos para a América pelos colonizadores durante os primeiros anos após o descobrimento.

Raças - Campolina

A criação da raça Campolina iniciou-se ao final do século XIX no estado de Minas Gerais por Cassiano Campolina. Durante mais de 70 anos a raça foi aperfeiçoada com o cruzamento de cavalos PSI, anglo-normando e Mangalarga Marchador.

Raças - Bretão

Como o próprio nome sugere, o cavalo Bretão tem origem no noroeste da França, na região da Bretanha.
A raça Bretão é uma raça de cavalo de tração, apresenta um porte de médio a grande, brevilíneo, com temperamento dócil e de fácil manejo. Os primeiros exemplares da raça Bretão foram trazidos ao Brasil no início do século XX.


Raças - Brasileiro de Hipismo

Cavalo Brasileiro de Hipismo (BH) é uma raça nova, resultado de cruzamentos entre raças europeias. É um típico cavalo de sela, com aptidão para quaisquer modalidades de salto, adestramento ou concurso completo de equitação.

Raças - Berbere

De origem norte-africana, a raça de cavalo Berbere é provavelmente uma das mais antigas, assim como o Árabe. Na Europa, contribuiu para a criação das raças Andaluz e Puro Sangue Inglês (PSI).
Forte, vigoroso e muito resistente, o cavalo Berbere é um cavalo de sela ágil, capaz de cobrir curtas distâncias com grande velocidade.

Raças - Appaloosa

A raça Appaloosa é muito antiga, aperfeiçoada na América do Norte durante a segunda metade do século XX através de rigorosos cruzamentos com cavalos ÁrabesQuartos de Milha e Puros Sangue Ingleses.

Raças - Árabe

Como o próprio nome da raça sugere, o cavalo Árabe originou-se no Oriente Médio. É considerada a raça de cavalo mais pura e antiga, entrando na formação de quase todas as raças modernas.

Raças - Anglo-Árabe

Anglo-Árabe é uma raça resultante do cruzamento entre o cavalo Árabe e o Puro Sangue Inglês (PSI). Originalmente criada e aperfeiçoada na França, a raça é hoje utilizada no mundo todo, principalmente no plano esportivo.

Raças - Andaluz

O Andaluz é uma das mais antigas raças de cavalo, descendente do cavalo Espanhol, e figura entre os mais influentes ao longo da história. É possível que o cavalo Andaluz seja o mais antigo cavalo de sela.
Muitos exemplares destes cavalos eram utilizados em diversas cortes na Europa com grande prestígio. Por sua característica elegância no trote e seu bom temperamento, são bastante utilizados hoje em dia para o adestramento de competição e também no cinema. Através de amostras em pinturas rupestres é possível estabelecer a presença destes cavalos na Europa desde a pré-história.

Raças - American Saddlebred

A história do American Saddlebred está profundamente atrelada a história do próprio povo americano. Descendente de outras raças de cavalos de sela, como por exemplo o antigo Narragansett Pacer, o Morgan e o PSI, a raça era chamada de Kentucky Saddler devido a sua região de origem e sua ampla utilização durante a guerra civil nos Estados Unidos.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Higiene - Parte 2 - Escovação

Os cuidados com cavalos são importantes não só para limpar sua pele e pelos, mas também para espalhar seus óleos naturais, deixando-os saudáveis e brilhantes. Esse também é um bom momento para ver se o cavalo tem algum corte ou machucado que precisa ser tratado, além de ser um momento de estreitar os laços com o animal. Aqui estão alguns passos para como cuidar da higiene do seu cavalo.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Penteados para crinas e rabo

Encontrei alguns vídeos no YouTube, deixo abaixo todos eles.

1º Como fazer "pompom" com trança nas crinas
Resultado final:

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Pelagens

Os tipos de pelagens são diversos, dependendo da raça, apresentam diversas variações. Este artigo pretende mostrar as pelagens no geral, independente de raça.
Na resenha do potro ao pé da mãe, que é a primeira verificação do animal por um técnico credenciado da associação são identificados sinais característicos do cavalo como por exemplo, estrelas na cabeça e olhos azuis, que são marcas que não vão ser alteradas no desenvolvimento do animal. Também é feita uma indicação de pelagem.

Higiene - Parte 1 - Cuidados odontológicos

Na natureza, o cavalo é um animal herbívoro e nômade, com sua dentição altamente especializada ao pastoreio, onde em suas jornadas alimentava-se dos diversos tipos de forragens existentes, proporcionando-lhes assim um desgaste lento e mais homogêneo.


quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Sinais de comunicação

Os cavalos mostram três linguagens corporais distintas: o movimento de repressão, o empurrão e a apresentação da traseira. 
No movimento de repressão, utilizado por animais corajosos e dominadores, o cavalo coloca o corpo na frente do outro animal, impedindo-o de avançar. 
O empurrão com o ombro é a forma mais violenta de dominação e a apresentação da traseira ocorre quando o cavalo demonstra que vai escoicear.
Um corpo flexível, cheio de movimentos, que simplesmente explora todas as suas possibilidades, demonstra muita alegria. Isso ocorre quando os animais estão encocheirados ou soltos. 

Alimentação

O aparelho digestivo do cavalo está preparado para receber pouco alimento de cada vez, mas muitas vezes ao dia, uma vez que no estado selvagem o cavalo passava o seu dia a pastar e a beber água.
Nos dias de hoje a rotina alimentar dos equinos está quase totalmente alterada, graças á sua domesticação e ao esforço físico a que estão sujeitos.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Hipismo

Hipismo é a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvem esse animal. Dentre elas, que envolvem com diferentes provas, temos o salto, o dressage, as corridas, a atrelagem, o pólo, etc. 
Algumas constituem mesmo o pentatlo moderno, que é também disputado nas Olimpíadas. Apesar de existir desde a antiguidade, suas regras e competições modernas surgiram no ano de 1883, nos Estados Unidos. No programa dos Jogos Olímpicos modernos, o hipismo foi incluído nos Jogos de Verão de 1912 em Estocolmo, Suécia.

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Anatomia - Parte 2

Esqueleto do Cavalo 


O cavalo é constituído por cerca de 210 ossos (não tendo em conta os da cauda). 
O esqueleto tem como função suportar os músculos e os órgãos internos, mas dá também mobilidade suficiente, devido às articulações, para que o animal se deite, paste e se desloque a diversas velocidades.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Anatomia - Parte 1

O corpo do cavalo é adaptado para a velocidade e para a grande dimensão, e é esta combinação que nos ajuda a compreender a sua estrutura.
Os seus membros são especializados, têm um número de dedos muito reduzido e são acompanhados pela perda dos músculos – o que permite a outros animais agarrar objetos. 
O cavalo apenas move os membros para a frente e para trás, o que lhe dá excelentes meios de propulsão.
A força de que necessita é dada por músculos muito desenvolvidos que estão ligados aos ossos das coxas, tronco e antebraços.